quinta-feira, 26 de março de 2009

Visita SMAM 26.03.09



Secretário da SMAM, Professor Garcia, recebeu equipe da ConViver Melhor em seu gabinete.

Interessada em atender as demandas da comunidade, a Associação dos Moradores da Praça Nações Unidas e Arredores entregou ofício ao secretário com as benfeitorias que se fazem necessárias na praça e solicitou uma ATITUDE EMERGENCIAL da SMAM para execução de cada uma delas.

Veja conteúdo do ofício abaixo:

Porto Alegre, 26 de março de 2009.


Ilustríssimo Senhor
Secretário Municipal do Meio Ambiente


A ConViver Melhor objetivando melhorias na Praça Nações Unidas e com intuito de ampliar a freqüência de moradores no local, bem como, de inibir a permanência de vândalos e delinqüentes nesta área e dar continuidade na parceria da SMAM com a nossa comunidade, vem solicitar a vós a realização das seguintes benfeitorias:

1) Limpeza semanal e capina mensal da praça, conforme combinado com a SMAM deste a constituição da ConViver Melhor.

2) Vistoria e nivelamento dos paralelepípedos na área da Praça próxima a quadra de esportes.

3) Colocação de dois bancos na área da Praça que fica localizada na Rua Artigas;

4) Colocação de corrimão na escadaria principal, que liga as ruas Artigas e Felizardo, para facilitar o acesso de idosos e pessoas com dificuldades de locomoção. Seria muito bom se pudéssemos ter esta facilidade em todas as escadarias da praça que são muito altas;

5) Autorização para Cobertura da Cancha de Bocha;

6) Completar cercamento da quadra de esportes evitando que as bolas atinjam as luminárias ao redor da quadra, bem como acertem pessoas que estejam próximas do local;

7) Nova pintura dos bancos, brinquedos, aparelhos de ginástica e mesas com marca de jogo de damas (estes próximos à cancha de bocha e pracinha infantil) que estão bastante danificados.

8) Substituição das lixeiras que estão sem fundo e totalmente corroídas;

9) Limpeza e restauração do monumento de Plácido de Castro situado próximo aos aparelhos de ginástica na praça.

10) Vistoria das árvores da praça, principalmente na área da escadaria principal onde há um “barranco” que está com deslizamento de terra.

11) Poda de algumas árvores a fim de tornar a área mais segura;

12) Retomada dos diálogos na praça e educação ambiental;

13)Colocação de placas educativas tipo: Proibido cães (na área de crianças/pracinhas), Não jogue lixo no chão e outras, em pontos de grande fluxo na praça. O objetivo é educar a comunidade a manter e preservar nossa praça limpa, bem cuidada e protegida.

Contamos com a ajuda e o empenho do Ilustríssimo Secretário na realização do sonho de tornar a Praça Nações Unidas um local de lazer para a comunidade. Comprometemo-nos a zelar por este espaço conforme fazemos constantemente.

Sabemos das dificuldades financeiras, ainda assim, acreditamos que a maioria das solicitações, senão todas, têm condições de serem atendidas dentro do orçamento previsto e materiais disponíveis nesta secretaria.

Agradecemos a acolhida ao nosso pedido e colocamo-nos a disposição para o que for necessário.

RESPOSTA DO SECRETÁRIO:

O Secretário solicitou um prazo de 10 dias para mandar sua equipe fazer vistoria na praça e dar andamento nas solicitações. Aguardaremos este prazo a fim de dar tempo útil a esta secretaria, não sendo respeitado retomaremos contato.

De acordo com o secretário o prazo para limpeza interna e capina do local é de 40 dias, alegou existirem muitas praças na capital e disse que ainda não foi regularizado o problema com a empresa terceirizada que realiza estes serviços.

Sobre a poda das árvores, a SMAM não é favorável a este tipo de serviço, porém, como se faz necessário, para maior segurança do local, providenciará o que estiver dentro das possibilidades desta secretaria e que não gere ônus ao meio ambiente.

No que se refere a substituição das lixeiras e nova pintura das áreas recreativas, salientou que havendo material disponível na SMAM, o processo deve acontecer com facilidade.

Para cercar a quadra de esportes e cobrir a cancha de bocha, o procedimento é mais burocrático, pois a SMAM não dipõe de recursos financeiros para tal, mas nada foi descartado. Nos orientou em como proceder para realizar estas demandas e tão logo consigamos cumprir com estas orientações, devemos retomar contato.

Foi sugerido que a praça seja adotada por alguma empresa que tenha interesse em revitalizar este espaço, tornando-se única responsável pela manutenção do local.

CONSIDERAÇÕES:

Aguardaremos o período de vistoria. Agradecemos a disponibilidade do Professor Garcia em nos receber e ao Vereador Valter Nagelstein, representado por seu assessor Soares, por abraçar esta nobre causa.


Trânsito Seguro

O fluxo de veículos tem aumentado ao redor da Praça Nações Unidas e tem-se percebido que a velocidade com que os carros e lotações transitam pelas ruas também é crescente.

Visando oferecer maior segurança para todos, a ConViver Melhor solicitou a SMOV E EPTC colocação de redutores de velocidade nesta região, porém ainda não tivemos nenhum retorno. Enquanto isso buscaremos desenvolver entre a comunidade uma campanha educativa para trânsito seguro, faça você também a sua parte, RESPEITE OS LIMITES DE VELOCIDADE e se beber NÃO DIRIJA!

quinta-feira, 12 de março de 2009

Correio do Povo 12.03.09

Petrópolis tem bloqueio antidengue.
*
A Secretaria Municipal de Saúde (SMS) realizou ontem o primeiro bloqueio do ano para o controle do mosquito adulto da dengue em Porto Alegre. A aplicação de inseticidas portáteis de Ultra Baixo Volume (UBV) ocorreu em um raio de 300 metros no bairro Petrópolis, após a constatação do terceiro caso de dengue importada na Capital, registrado este ano. Um morador da área bloqueada foi passar férias no Rio de Janeiro e contraiu a doença.
j
O problema, segundo o médico veterinário da SMS Luiz Felippe Kunz Jr., coordenador da ação, é que a região do bloqueio apresenta um índice de infestação predial muito alto. 'No levantamento realizado em janeiro, o bairro Petrópolis apresentava índice 1,3% de infestação predial, que mede a quantidade de mosquitos por prédio. Nessa área do bloqueio a percentagem subiu quinta e sexta-feira passadas para 8,5%, tornando a região local de alto risco para transmissão do vírus', alertou. Kunz diz, porém, que a situação está bem melhor, se comparada com os três primeiros meses de 2008, quando houve registro de oito casos de dengue importada na Capital.

f
EDUARDO SEIDL
*
Aplicado inseticida num raio de 300 metros
d
CORREIO DO POVO
PORTO ALEGRE, QUINTA-FEIRA, 12 DE MARÇO DE 2009
d
Moradores devem tomar providências
d
A orientação aos moradores do bairro é para que revisem seus pátios diariamente, tirem os pratinhos dos vasos de plantas e coloquem telas nos ralos, ou um copo e meio de água sanitária em todos os ralos uma vez por semana, além do uso de repelente pelo menos nos próximos 15 dias. 'É preciso ter atenção especial com os ralos, pois, conforme a pesquisa de vetor feita na área, foi onde se encontrou a maioria dos focos do mosquito', orienta Kunz.
l
Ele alerta aos moradores do raio de 300 metros pulverizado que ao primeiro sinal súbito de febre alta, com dor de cabeça e nas articulações, a pessoa deve procurar imediatamente o médico. 'É importante informar que reside em área de bloqueio do mosquito da dengue', diz.
l

ZH 12.03.09


Projeto contra assaltos é testado em 15 ruas.
*
Em fase de planejamento desde dezembro passado, o projeto-piloto Prevenção de Assaltos de Rua chegou às vias de Petrópolis. Na fase inicial, 15 ruas foram incluídas na proposta desenvolvida pelo Instituto Chega de Violência (ICV), que une moradores e instituições, como a Brigada Militar (BM), para combater a criminalidade.
f
A iniciativa foi lançada em 3 de março, em evento que contou com a presença do secretário da Segurança Pública, Edson Goularte. O projeto será testado nas ruas do bairro durante dois meses, até o fim de abril. No período, serão realizadas reuniões entre as entidades e moradores participantes para avaliar os resultados.
o
Quem mora na região vai ser estimulado, por meio das associações de bairro e de outras entidades locais, a municiar a BM com informações sobre movimentações que considerem suspeitas. Além disso, serão instruídos a cobrar de outras instituições soluções para questões que influenciam na segurança da comunidade, como problemas na iluminação pública.
*
Em reunião realizada no dia 7 de março, foram definidos os responsáveis pela centralização de informações essenciais para a execução do projeto. Um dos grupos terá como missão identificar moradores e trabalhadores das ruas participantes, incluindo porteiros de edifícios, zeladores e taxistas. Outro manterá contato contínuo com moradores, síndicos e empresários. Um terceiro cuidará de problemas como iluminação pública e arborização. A lista com nomes e e-mails dos integrantes de cada grupo está disponível no site http://www.chegadeviolencia.com.br/.–
*
Cada cidadão pode intervir e participar como protagonista desse processo, ajudando na prevenção – reforçou Eny Toschi, coordenadora do projeto.
*

ZH Petrópolis 12.03.09

Meu nobre bairro Petrópolis!
*
Eu praticamente nasci em Petrópolis, teria 1001 histórias para contar-lhes, desde os primeiros passos, na Praça Nações Unidas, às travessuras no Florinda Tubino Sampaio, minha escola do coração, às festas de colégio e de Carnaval do Petrópole Tênis Clube. Poderia ainda falar sobre as inúmeras belezas naturais que aqui existem, entretanto falarei apenas daquilo que me dá mais prazer em viver aqui: as relações!
*
Além de acordar com o canto dos pássaros sob aquele ar típico interiorano e compartilhar da festa das flores que colorem o meu caminho em cada percurso, aqui existe calor humano.No meu bairro, meu vizinho me chama pelo nome e me deseja bom dia. Me empresta uma xícara de qualquer coisa que eu esteja precisando e me ajuda a carregar as compras. Nos olhamos nos olhos e dividimos o entusiasmo de viver. Infelizmente, não se pode generalizar, nos dias atuais isso é uma raridade, mas, especificamente aqui, formamos uma grande família.
*
Moro em frente à Praça Nações Unidas, de rara beleza. Costumo dizer que ela é a extensão da minha casa, o meu pátio. É nela que me reúno com os amigos, conheço novas pessoas e construo grandes relações.
*
Aqui, eu vi que ainda há valores que não se perderam. Aprendi a ser responsável com o próximo, com o meio ambiente e com o meu bairro. Até me envolvi em projetos comunitários dos quais nunca pensei participar, buscando integrar as pessoas e mostrar o quanto podemos ser bons se formos unidos.
ç
Neste pedacinho do bairro Petrópolis, do qual posso falar com conhecimento, nós somos felizes. As crianças brincam alegremente, reunimos nossas famílias, compartilhamos experiências e não esperamos de braços cruzados soluções mágicas para um mundo melhor ou para os nossos problemas. Arregaçamos as mangas e lutamos unidos por melhorias contínuas para todos.
k
Aqui, a gente acredita que tudo é possível se tivermos atitude e se nos percebermos. E o melhor de tudo isso é que, entre um acontecimento e outro, as relações se constroem e se fortificam. O bairro Petrópolis é um bairro nobre sim, não somente pelas suas colinas verdejantes e sua arquitetura peculiar, mas, principalmente, pelo calor humano das pessoas que vivem aqui. Viver aqui é um privilégio!
*
Agradeço a toda família petropolitana por tudo que passamos juntos, principalmente as famílas Nascimento, Branco, Motta, Almeida, Carollo, Prates, Forti, Santana, Ferreira Aguiar, Sbroglio, Goelzer, Theisen, Gonzatto e Vasques, pelos ensinamentos e pelo companheirismo.
*
*Katiuscia Silveira dos Santos - Administradora de empresas, vice-presidente da Associação dos Moradores da Praça Nações Unidas e Arredores – ConViver Melhor*
o

terça-feira, 10 de março de 2009

Lixinho para cães


Informamos que já foi realizada a troca de local do dispensador com sacos de lixos recicláveis para dejetos de cães. O dispensador que antes estava na Rua Faria Santos, agora está localizado na Rua Artigas em frente a Praça Nações Unidas, onde há maior concentração de caninos.
Colete a cáca do seu animalzinho!

segunda-feira, 9 de março de 2009

Protocolos PMPA

Foram solicitadas providências urgentes referente ao conserto das luminárias da praça, capina e limpeza, poda de árvores (que atrapalham a iluminação), maior vigilância da área pela Guarda Municipal e vistoria dos postes de luz das ruas Artigas e Farias Santos. Os protocolos de atendimento e consulta do processo estão listados abaixo:
*
Iluminação: 025885-09-04 / 025886-09-45

Capina e Limpeza - 025888-09-35

Poda de Árvores - 025889-09-83

Guarda Municipal - 12365638778-2

CEEE - 768612009031

Resposta da SMAM

Resposta da SMAM (Secretaria Municipal do Meio Ambiente) referente a falta de capina e limpeza na Praça Nações Unidas:
*
"Parte da manutenção das praças de Porto Alegre é feita por empresa contratada pelo município. Como os serviços não vêm realizados a contento , a Smam está tomando medidas administrativas para resolver a situação no menor período de tempo possível".
*
Realmente é o que esperamos!
*

sexta-feira, 6 de março de 2009

Vias que receberão policiamento ostensivo.

*
Ruas Artigas, Riveira, Faria Santos, Itaboraí, Felipe de Oliveira, Eça de Queiros, Reiz Louzada, Ferreira Vianna, Vicente da Fontoura, Dario Perdeneiras, Lucas de Oliveira, Corte Real e Dona Eugênia.
*

terça-feira, 3 de março de 2009

Prevenção a Assaltos de Rua

Moradores do bairro Petrópolis se unem e colocam em prática projeto-piloto que pode melhorar a segurança na região. Desenvolvido pelo Instituto CHEGA de Violência (ICV), com apoio da Brigada Militar, Ministério Público, Guarda Municipal e Associações Comunitárias como a ConViver Melhor (Associação dos Moradores da Praça Nações Unidas e Arredores), o projeto “PREVENÇÃO A ASSALTOS DE RUA”, será testado em algumas vias do bairro Petrópolis a partir do dia 05.03.09 e buscará contribuir para redução da violência urbana, além de promover a aproximação entre a comunidade e a polícia.

*
Durante um período inicial de 02 meses, 08 Policiais Militares fixos, farão policiamento ostensivo nestas vias, visando identificar principais necessidades da região, fazer o reconhecimento desta comunidade e de suas ocorrências mais freqüentes. Os policiais militares farão o policiamento em duplas e em turnos de 12 em 12hs.

*
Para que o objetivo proposto seja conquistado é fundamental o envolvimento de todos os moradores e freqüentadores do bairro. Sem a participação de todos é impossível falar em prevenção.
G
Siga as orientações abaixo:
G
*Não deixe de registrar / denunciar delitos ocorridos na sua área.

*Utilize o serviço 190 com inteligência (não passe trotes, nem ligue desnecessariamente);

*Disque 181 para Narcotráfico - (não deixe de fazer a sua ocorrência por medo de represálias, este serviço existe especialmente para aqueles que não querem ser identificados – denúncia anônima );

*Moradores de rua são de responsabilidade do Ministério Público ou da Fasc. Não havendo delito, não chame a PM.
***Ministério Público – Infância e Juventude – (51)3295.1170
***Fasc (Fundação de Assistência Social e Cidadania) – (51)3289.4903
*Desafetos entre vizinhos, barulhos diversos e som alto, podem ser resolvidos com diálogo entre as partes ou com o síndico do seu condomínio, NÃO CHAME A PM SEM NECESSIDADE.
*Gatos em cima de árvores e similares, não são de responsabilidade da PM.
F
Dicas de Segurança/Prevenção:
F
*Em trechos escuros ou desertos, prefira o ponto da calçada mais próximo da rua;
*Quando chegar ou sair de casa, fique atento. Se desconfiar, dê uma volta no quarteirão e chame a Brigada;
*Selecione criteriosamente os prestadores de serviços da sua residência;
*Procure conhecer seus vizinhos;
*Não permita que as crianças soltem rojões ou balões, nem aceitem presentes ou convites de estranhos, oriente-as para andar em grupo no trajeto da escola ou em caminhadas e passeios;
*Evite namorar ou ficar conversando dentro do carro à noite;
*Se sentir que está sendo seguido, entre em algum estabelecimento comercial ou atravesse a rua;
*Ao sair sozinho, procure sempre ficar no centro da calçada e na direção contrária do trânsito. Fica mais fácil perceber a aproximação de um veículo suspeito;
*Procure não se aproximar do seu carro e nem entrar nele se perceber a presença de pessoas suspeitas nas proximidades;
*Não deixe de comunicar a presença de elementos suspeitos nas proximidades de sua casa;
*Mantenha seus filhos esclarecidos sobre as drogas desde criança. Fale sempre dos males que o vício provoca e das conseqüências para o desenvolvimento do cérebro.
*Cuidado com as más companhias. Elas geralmente levam às drogas e ao crime. *Conheça os amigos de seus filhos e se possível os pais.
*Seja amigo, conquiste a confiança de seus filhos. Convide-os sempre para atividades saudáveis.
*Avise as crianças e idosos para que não abram à porta, sem que antes indague sobre quem bate ou toca a campainha.
*NÃO REAJA A ASSALTOS. Procure manter a calma diante de uma arma, mesmo que isso pareça difícil. O bandido está sempre mais nervoso do que a vítima, mas, em geral, não tem a intenção de matar.
g
A observação de regras simples de segurança pode evitar assaltos, roubos e outros tipos de delitos.
f

domingo, 1 de março de 2009

Ofício entregue no PTC

Ilustríssimo Presidente do PTC
Sr. Fernando Rodrigues Lobato
*
*****A Associação dos Moradores da Praça Nações Unidas e Arredores, preocupada com os interesses da comunidade, vem através deste, informar que recebemos no último período, reclamações de diversos sócios do PTC sobre a falta de segurança entorno do clube e das condições precárias de iluminação nesta área.
****Acreditamos que seja de total interesse do PTC encontrar uma solução para estas reclamatórias a fim de oferecer maior segurança a todos os seus freqüentadores, inclusive para seus funcionários. Portanto, gentilmente, vimos solicitar a vós providências que ofereçam maior segurança para todos que usufruem deste tradicional clube social.
****Abaixo sugerimos, conforme solicitações da comunidade e associados, algumas alternativas que podem inibir e evitar assaltos e ações de vandalismo nesta área.
*
1) Iluminação:
· Instalação de sensores de presença próximos às entradas e saídas do clube. (Custo acessível).
· Lâmpadas de foto célula nos muros que cercam o clube. (Exemplo, na extensão da Rua Faria Santos).
*
2) Segurança/Vigilância:
· Contratação de empresa de vigilância que monitore a área.
· Instalação de câmeras de vídeo.
*
***Como citado no site do clube, “desde a sua fundação o PTC contribui para área social do Bairro Petrópolis, além de arregimentar grande reputação como clube social da comunidade”. Com base nesta afirmativa, estamos certos do seu envolvimento em buscar soluções para o referido assunto.
*
Atenciosamente,
*
*
Katiúscia Silveira
Vice-Presidente ConViver Melhor